Top
m

Manuel & Cardoso

Uma das profissões mais antigas do setor das Rochas Ornamentais é o Canteiro. O Canteiro tem como ofício/arte a Cantaria, que visa talhar blocos de pedra em bruto de forma a esculpir para o propósito pretendido para utilizar na construção civil, escultura e decoração. Era uma profissão transmitida de geração em geração mas que hoje em dia está a cair a tradição.

Figura 1:  Canteiro a utilizar do escopo e maceta Fonte: Câmara Municipal de Cascais

Antigamente haviam canteiros tanto nas pedreiras como nas oficinas de transformação. Nas pedreiras cortavam a pedra através da colocação de cunhas de madeira ou de pólvora através de buracos. Na transformação, para esculpir/talhar a pedra, o canteiro servia-se de instrumentos como o escopo, da maceta e do badame.

Figura 2: Canteiros na Pedreira de Tires, 1940 Fonte: Câmara Municipal de Cascais

Figura 3: Canteiros na Fábrica de Transformação em Tires, 1940 | Fonte: Câmara Municipal de Cascais

Atualmente um canteiro utiliza ferramentas cada vez mais automatizadas apesar de alguns procedimentos serem manuais como o esponteirar ou escassilhar a pedra. O canteiro finaliza um trabalho previamente cortado pelas máquinas automatizadas mas neste momento é uma arte que está a perder a sua continuidade pela falta de aprendizes e também pela automatização dos processos de produção sendo que nos dias de hoje são considerados parte integrante dos acabadores, zona dos acabamentos da fábrica.

Sabia que existe um Museu do Canteiro? Situado em Castelo Branco, este museu “centra-se na profissão de canteiro, mostrando os objetos utilizados, quer nos processos de extração da pedra, quer na sua transformação. Apresenta ainda painéis fotográficos que retratam a componente socioeconómica da profissão de canteiro, para além de diversas peças em cantaria.” (Roteiro dos Museis e Espaços Museológicos do Centro).

Vídeo 1 e 2: Canteiros/acabadores na Manuel & Cardoso

Fontes:

https://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-portugal/artigos/vamos-partir-pedra-a-alcains-para-lembrar-uma-profissao-em-extincao

https://www.cascais.pt/sites/default/files/anexos/gerais/new/canteiros_de_cascais_-_a_arte_da_trabalhar_a_pedra.pdf

http://roteiromuseus.ccdrc.pt/museu_fichaGeo.aspx?idMuseu=250&tipologia=5&regiao=169

Post a Comment